Novidades & Notícias

UEPB divulga protocolo de empréstimo de livros para alunos concluintes nas bibliotecas durante a pandemia

 
 
Bruno Araújo
UEPB divulga protocolo de empréstimo de livros para alunos concluintes nas bibliotecas durante a pandemia
por Bruno Araujo - quarta, 9 set 2020, 12:37
 

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (SIB-UEPB) divulgou um novo protocolo de empréstimo de livros. A flexibilização será feita em etapas e nesta quinta e sexta-feira (10 e 11) alunos concluintes poderão solicitar um livro online e resgatá-lo pessoalmente mediante agendamento.

Para continuar a promover assistência bibliográfica à comunidade acadêmica da universidade após os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB-UEPB) flexibiliza o atendimento ao seu público concluinte, respeitando o distanciamento social e cumprindo as exigências sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Agendamento – A flexibilização será realizada em etapas. Na primeira, nos dias 10 e 11 de setembro, o SIB-UEPB disponibilizará empréstimo de livros para alunos concluintes da graduação e da pós-graduação. O estudante de fase final de curso deverá acessar o Catálogo do SIB-UEPB (http://acervo.biblioteca.uepb.edu.br/Telas/w_busca_rapida.php) para realizar a consulta do material de sua preferência, anotando o número do Registro Bibliográfico (RB) e número de exemplar da obra selecionada. Cada usuário poderá tomar por empréstimo até quatro livros. Sermão recebidos os pedidos feitos somente nos dias 10 e 11/09.

Depois da seleção, o aluno deve enviar e-mail para a biblioteca em que o material se encontra, informando o nome completo, a matrícula, o curso, o número do RB e o número do código do exemplar. Em seguida, o servidor da biblioteca encaminhará um e-mail para o aluno agendando a retirada do material, assim como a posterior devolução. A direção frisa que o atendimento será realizado apenas por meio de agendamento e que o SIB cumprirá todas as exigências sanitárias, como o uso de equipamento de proteção individual, e só receberá usuários que estejam usando máscara.

Kênia Araújo, diretora da Biblioteca Central da UEPB, relatou que o setor se preparou anteriormente para poder lançar um novo protocolo em segurança. Fizeram parte das ações a compra de materiais de proteção, preparação de tutoriais e materiais informativos sobre os novos procedimentos para devolução e empréstimo de exemplares da biblioteca.

Em caráter excepcional, desde a paralização de atividades presenciais devido à pandemia, as bibliotecas da UEPB estavam atendendo exclusivamente devoluções de estudantes com matrículas canceladas ou concluintes, que obrigatoriamente tinham que receber uma certidão “nada consta” emitida pela biblioteca para a colação de grau. O empréstimo de materiais bibliográficos para os alunos não concluintes está sendo estudado e fará parte de etapas posteriores.

Tutorial – Para mais informações de como realizar as buscas no Catálogo, interessados devem acessar o “Tutorial de empréstimo para os alunos concluintes”. Esse procedimento alternativo de empréstimo só estará em vigor durante a suspensão das atividades presenciais.

Confira AQUI o tutorial.

Texto: Juliana Rosas