Novidades & Notícias

UEPB informa sobre realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2021

 
 
Bruno Araújo
UEPB informa sobre realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2021
por Bruno Araujo (Inativo) - quinta, 15 jul 2021, 12:03
 

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa aos estudantes, coordenadores de curso e responsáveis institucionais sobre as datas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2021. A partir do edital publicado nesta terça-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo exame, o acesso ao sistema pelos coordenadores vai até o dia 18 de julho. Os alunos habilitados devem preencher o cadastro entre 19 de julho e 13 de novembro.

Estudantes e responsáveis devem estar atentos a todo o cronograma. Entre 19 de julho e 8 de agosto, deverá haver a inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados no sistema pelo coordenador do curso. A divulgação dos locais de prova no Sistema ENADE será no dia 1º de novembro. A aplicação das provas do ENADE 2021 no dia 14 de novembro seguirá o horário de Brasília (DF). A abertura dos portões ocorre às 12h, fechamento dos portões às 13h, início da prova às 13h30 e término às 17h30.

O ENADE tem por objetivo avaliar os cursos e as Instituições de Ensino Superior (IES) a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação. Os resultados servirão para a produção de informações subsidiárias às ações para qualidade da educação superior. De modo geral, o exame avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos seus respectivos cursos de graduação e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.


Áreas de avaliação

Os cursos a serem avaliados pelo ENADE este ano são: Ciência da Computação (bacharelado); Ciências biológicas (bacharelado); Ciências sociais (bacharelado); Design; Educação física; Filosofia (bacharelado); Geografia (bacharelado); História (bacharelado); Química (bacharelado); Sistemas de informação; Artes visuais (licenciatura); Ciência da computação (licenciatura); Ciências biológicas (licenciatura); Ciências sociais (licenciatura); Educação física (licenciatura); Filosofia (licenciatura); Física (licenciatura); Geografia (licenciatura); História (licenciatura); Letras português (licenciatura); Letras português e espanhol (licenciatura); Letras português e inglês (licenciatura); Letras inglês; Matemática (licenciatura); Música (licenciatura); Pedagogia (licenciatura); Química (licenciatura); Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação; Tecnologia em Redes de Computadores.

O Sistema ENADE pode ser acessado pelo endereço enade.inep.gov.br. O cronograma completo e edital estão disponíveis neste link.

Texto: Juliana Rosas